quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cidades de PE já registraram 70 tremores de terra



As cidades de Belém de Maria e Cupira, ambas em Pernambuco, já registraram 70 tremores de terra de magnitude superior a 1,5 graus na escala Richter desde o último domingo (18). De acordo com o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), se abalos de magnitude inferior forem contados, o total será superior a cem.

De acordo com Aderson Farias do Nascimento, vice coordenador do laboratório, o primeiro tremor atingiu 2,8 graus de magnitude e foi sentido às 20h40 de domingo. Depois disso, foram registrados diversos outros tremores de magnitude inferior, com exceção de um registrado as 19h07 de ontem, que também atingiu a escala de 2,8 graus. Ontem, o mais intenso foi de 2,7 graus, mas ele não soube informar o horário.

O técnico Eduardo Alexandre de Menezes, também da universidade, explica, porém, que o registro de tremores de terra de baixa intensidade no Nordeste são comuns, já que a região tem intensa atividade sísmica. Normalmente, tremores a partir de 1,5 grau de magnitude já podem ser sentidos pela população, segundo a UFRN.

Ontem, técnicos da universidade foram ao local dos tremores para a instalação de novas estações de medição, o que deve dar mais precisão nos dados obtidos até agora. Uma dessas estações já foi instalada na quarta e outras cinco serão instaladas hoje. Nascimento acrescentou que deve ser realizada uma reunião com os prefeitos para explicar a situação.

No mês passado, a cidade de Alagoinha (PE) chegou a registrar mais de 60 tremores de terra em um período de uma semana. O mais forte chegou a 3,2 graus de magnitude. Em fevereiro, outras três cidades de Pernambuco também foram atingidas por tremores de 2,4 graus de magnitude.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u724346.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário