sexta-feira, 23 de abril de 2010

Qual a letalidade da Gripe comum?



A gripe comum foi responsável por 17 mortes por dia em São Paulo em 2008. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008 devido a males provocados pela gripe sazonal, como pneumonias, bronquites e outras doenças pulmonares.

Para chegar a esses números, a Folha tabulou os dados do Tabnet (sistema da prefeitura de São Paulo que disponibiliza números de mortalidade na cidade) com base em critérios do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde anunciou que 70.142 pessoas foram mortas pela gripe sazonal no país em 2008.

No entanto, o que não se pode é divulgar a informação calamitosa de que a gripe comum tem mortalidade de 5%. Segundo a OMS, a gripe comum ataca cerca de 600 milhões de pessoas por ano em todo mundo. Se tivéssemos um índice de mortalidade de 5% na gripe comum, teríamos 30 milhões de mortes pela gripe todos os anos. Seria uma pandemia superior à da gripe espanhola, que matou entre 18 e 20 milhões de pessoas em um ano, a mais letal pandemia de gripe de que se tem notícia. Uma pandemia superior a essa, seria um verdadeiro desastre humanitário.

As estatísticas sobre o número de casos e de óbitos ligados à gripe suína não são confiáveis, especialmente porque a maior parte das pessoas contaminadas não é computada, revela um estudo publicado nesta quarta-feira pelo British Medical Journal.

O índice de mortalidade é de 0,5%, apenas um pouco acima do índice da gripe comum, mas especialistas do Imperial College de Londres advertem para "interpretações simplistas destas cifras".

Um dos problemas é que não entram nas estatísticas as pessoas contaminadas que não apresentam sintomas ou que tem apenas sintomas leves.

Os pesquisadores apontam também para as grandes disparidades nos índices de óbitos em cada país. No México, por exemplo, morreram 119 das 10.292 pessoas diagnosticadas com gripe suína, uma taxa duas vezes superior a de Canadá, Estados Unidos e Europa.

A explicação poderia estar na maior virulência do vírus que circula no México, mas também na possibilidade do número real de contaminados ser muito superior ao apurado pelas autoridades.

A mortalidade da gripe suína é bastante irregular de país para país. No Brasil, por exemplo, por enquanto é baixíssima, estando abaixo de 0,2%. No México, está acima de 1%, e na Argentina chega quase a 2%. Porém, na média mundial atual, segundo a OMS, está em 0,6%, dentro dos padrões da gripe comum.

Resumo: As autoridades não têm informações precisas, mesmo assim mobiliza uma mega campanha mundial de vacinação a um vírus inofensivo em meio a uma crise econômica, por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário