terça-feira, 31 de agosto de 2010

Futuro nuclear segundo Fidel Castro.




O ex-presidente cubano Fidel Castro pediu no inicio desse mês, ao governante dos Estados Unidos, Barack Obama, para evitar a guerra nuclear “apocalíptica” que desatará caso ordene um ataque ao Irã, segundo artigo no qual disse dirigir-se ao chefe de Estado dos EUA “pela primeira vez na vida”.
“Nesta ocasião, me dirijo pela primeira vez na vida ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: o senhor deve saber que em suas mãos está oferecer à humanidade a única possibilidade real de paz. Só em uma ocasião o senhor poderá fazer uso de suas prerrogativas ao dar a ordem de atirar”, escreve.
Em seu artigo, Fidel diz que “todos em seu país, inclusive seus piores adversários de esquerda ou de direita, com segurança o agradecerão, e também o povo dos Estados Unidos, que não é em absoluto culpado pela situação criada”.
O ex-presidente cubano diz compreender que não se pode esperar uma resposta rápida de Obama, mas pede para que pense bem e consulte seus especialistas, aliados e inclusive adversários internacionais. “Não me interessam honras ou glórias. Faça! O mundo poderá se libertar realmente das armas nucleares e também das convencionais”, acrescenta.
Tensão
Em seu artigo, Fidel Castro volta a falar do risco de uma guerra nuclear causada pela tensão com a Coreia do Norte depois do “estranho fato” do afundamento da embarcação sul-coreana “Cheonan” e também pelo conflito com o Irã e seu programa nuclear.
Segundo Fidel, se Obama der a ordem de cumprir a resolução do Conselho de Segurança da ONU para o registro de navios mercantes iranianos, “estará decretando o naufrágio de todos os navios de guerra norte-americanos” na região porque Teerã “declarou que disparará 100 foguetes contra cada um dos navios dos EUA e Israel que bloqueiem o Irã”.
Revelações de Fidel feitas durante nova entrevista em Havana ao jornal mexicano La Jornada e reproduzidas pela imprensa oficial, Granma. A entrevista de Fidel durou cerca de cinco horas e apenas parte dela foi reproduzida até agora:
O cubano Fidel Castro afirmou novamente que apenas o presidente Barack Obama, pode evitar uma guerra nuclear.
“Precisamos mobilizar o mundo para convencer Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, a evitar a guerra nuclear. Ele é o único que pode ou não pressionar o botão”.
Fidel disse que dispõe de informações de que há atualmente no mundo países com capacidade de causar destruição nuclear semelhante as sofridas por Hiroshima e Nagasaki, vítimas na 2ª Guerra Mundial, os arsenais existentes podem 'produzir um inverno nuclear capaz de encobrir' o mundo.
“Esta atrocidade pode ocorrer em questão de dias, para ser mais preciso o próximo 9 de setembro, quando expiram os 90 dias do prazo concedido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para começar a inspecionar o navio iraniano”.
"Eu não quero estar ausente nestes dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa da sua existência e estou muito comprometido com o que vai acontecer. Tenho coisas para fazer ainda", disse Fidel..

Nenhum comentário:

Postar um comentário