domingo, 3 de abril de 2011

Retrato de Jesus?




Imagem extraordinária, um dos tesouros recentemente descobertos entre manuscritos encontrados em uma caverna nas colinas sobranceiras ao mar da Galiléia, o que deixa vários historiadores bíblicos ansiosos para terem a antiguidade em suas mãos.

A imagem é estranhamente familiar; Um jovem barbudo, com longos cabelos crespos. Depois de quase 2.000 anos escondido em uma caverna na terra santa os traços são difíceis de determinar. Sobre variações de luz é difícil distinguir os sinais ao redor da testa da gravura, conjunto que lembra uma coroa de espinhos. Se for genuíno este poderia ser o primeiro retrato do semblante de Jesus, possivelmente esculpido por alguém que o conhecia.



Um pequeno livro, pouco menor que um cartão de credito esta fechado por todos os lados e possui uma representação tridimensional de uma cabeça humana na frente e verso, uma aparenta barba a outra não. Ate mesmo a impressão digital do autor é visível na copia de chumbo. Em ambos exemplares há uma linha de texto que ainda não foram decifradas completamente, pois se encontram em hebraico antigo. Surpreendentemente em um dos artefatos pode se ler “Salvador de Israel”, uma das poucas palavras traduzidas ate agora.



O proprietário das relíquias é Hassam Saida, caminhoneiro que vive na aldeia beduína de Umm Al-Ghanim Shibli, segundo ele as mesmas foram herdadas . Ele recusou vende-las, apenas duas amostras foram enviadas a Inglaterra e Suíça para estudos.

Se confirmada à autenticidade e origem dos achados pode se confirmar também a idéia de que esses livros foram confeccionados por simpatizantes messiânicos das pioneiras igrejas primitivas, e que essa imagem verdadeiramente retrata Cristo.


Fonte: Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário