quinta-feira, 5 de maio de 2011

“Partícula de Deus”


Não menos importante que os fatos são algumas das opiniões dos leitores em relação aos mesmos, que desenhão a complexidade do assunto e a necessidade do aprofundamento das questões que a muito nos é negado a saber. Já se faz improtelável a edificação da consciência, de inicio pertinente minimamente a questões básicas, isso se consegue através da força estruturante primeira que a tudo permeia dando forma e sentido organizado a energia, o Verbo, a informação!

Vamos aos fatos.

Há rumores de que o maior esmagador de átomos do mundo encontrou a sub-partícula atômica Boson de Higgs, conhecida como a ‘partícula de Deus’.
Teorisa-se que a partícula Boson de Higss exista dentro da teoria conhecida como Modelo Padrão. Os físicos acreditam que o Boson de Higss fornece massa para todas as outras partículas e foi crucial para a formação do cosmos após o Big Bang.
Os grandes esmagadores de átomos, como o LHC e o Tevatron da Femilab, no estado de Illinois, EUA, por muito tempo têm procurado pelo Boson de Higss e outras partículas sub-atômicas. Estes aceleradores fazem as partículas colidirem à velocidades enormes, gerando uma “chuva” de outras partículas.

A especulação foi baseada em uma nota interna que vazou, a qual alegadamente partiu de um físico do Grande Colisor da Hádrons – LHC, quando uma postagem anônima parcial da nota foi colocada no blog de Peter Woit, um professor de matemática da Universidade de Columbia. Enquanto alguns físicos estão dizendo que a nota foi uma farsa, outras dizem que o achado poderia ser um grande avanço na compreensão do funcionamento do universo. O físico Sheldon Stone, da Universidade de Syracuse disse:

“Se for real, será muito empolgante.”

A nota que vazou sugere que o experimento de detecção de partícula ATLAS, do LHC, pode ter pegado uma assinatura da elusiva partícula Higgs. Stone disse:

“É ilegítimo e não científico falar em público sobre materiais de colaboração interna antes que sejam aprovados. Assim, este ‘resultado’ não é considerado resultado até que a colaboração oficial seja publicada.”
O sinal pode ser evidência de alguma outra partícula, disse Stone.

“Isto em alguma forma seria ainda mais interessante, ou poderia ser o resultado de uma nova física além do Modelo Padrão“, complementou.



Partes Extraídas dos sites Fontes: http://ovnihoje.com/ www.dailymail.co.uk

Comentários.

Josemir on 26/04/2011 at 08:26

Em tempo.
Algumas definições:
partículas: entendam como não somente átomos, mas também suas partes, como elétrons, nêutrons, prótons, quarks, me sons, bossons, e por ai vai.
Como físico teórico amador, gostaria muito que não encontrassem essa tal de partícula “Deus”.
Pra quem não está familiarizado, batizaram essa partícula com nome de “Deus” por 2 motivos concomitantes:

- 1ª motivo… seria como na bíblia: “.. então faça-se… ”
segundo o livro sagrado, apenas com sua vontade, Deus cria as coisas do universo. O Bosson de Higgs teria essa capacidade, de “dar” massa a todas as demais partículas.

-2ª motivo….em um termo bem simples e fiel: é o legitimo criar as coisas do nada, do mesmo modo que Deus o faz segundo a Bíblia.
Então, no imaginário das pessoas comuns, alheios a esses conhecimentos técnicos - científicos da física acabam por criar interpretações erradas por parte da população.
E a mais errônea delas, é achar que, a descoberta dessa particula, seria a comprovação cientifica da Vontade Divina.
Conseguem ver o tamanho da zona que podem surgir?
Apesar de ser, do ponto de vista físico, até um batismo “romântico” e respeitoso por ser o mais importante dos elementos, acho totalmente errado por o nome de partícula Deus pois de fato, não será Deus que encontraremos.
Finalizo o post com um exemplo de burrice humana:
Segundo as escrituras sagradas, somente vamos achar Deus na vida Eterna. Essa é a vontade divina.
Comprovar a existência divina antes disso, seria como passar a perna na vontade de Deus.
Teríamos então, um suposto paradoxo.
O que para os extremistas religiosos, sempre foi motivo pra guerras, chacinas, genocídios...
É meus camaradas, a Física e as Religiões sempre vão andar juntas.. Hora se beijando, ora trocando tapas.

@alcantara_diogo on 26/04/2011 at 13:27

Concordo com você Josemir,
Existem coisas que são ocultas ao homem e que deveriam permanecer ocultas, mas o homem por vaidade, orgulho e curiosidade não consegue se recolher à sua insignificância perante ao Universo.
“Quem és tu? Tu és um indivíduo entre outros 6 Bilhões, compondo uma única espécie entre outras 3 milhões de espécies já classificadas, que vive num planetinha que gira em torno de uma estrelinha entre outras 100 Bilhões de estrelas, compondo uma única galáxia entre outras 200 Bilhões de galáxias num dos Universos possíveis e que irá desaparecer (quando parar de se expandir)” (http://youtu.be/P3NpHryB-fQ)
Pior que encontrar a tal partícula de Deus, será se encontrarem uma “matéria estranha” (no History Channel passou um documentário: 10 formas de acabar com a Terra, uma delas é essa).
A “matéria estranha” transforma tudo em que entra em contato com ela em “matéria estranha”, transformando a Terra e tudo que há nela em “matéria estranha”…
Nosso planeta passaria a ser uma bola sem vida de um fluido estranho flutuando no espaço…

Carlos Alexandre on 27/04/2011 at 01:14

Criar as coisas do nada? Esta matéria (assunto) é muito complexa. O que é massa? O que é matéria? Temos noção disso porque algo colide com nossas sensações q interpretam os fenômenos físicos assim. Por exemplo, se tiver água dentro de um saco plástico, a água não atravessa o plástico, algo impede, é matéria, na terra o plástico e a água (é um ex. q dou) são puxados pela gravidade. Temos noção de algo que acontece, a nossa mente cria essa idéia, que é matéria. Nós é que dizemos ou criamos a idéia em nós. e se for tudo construído pela nossa imaginação? a nossa imaginação cria a sensação de matéria devido, por exemplo, ao estender-mos o braço, ele não atravessar uma parede, ou muro, ou o chão..

Josemir on 27/04/2011 at 08:30

Carlos Alexandre.
Seu comentário é muito interessante e foi por quase 3 séculos debatido e dissecado por varias escolas filosóficas ao redor do globo. E em especial, a escola alemã.
um livro muito difícil de se achar, porem, fantástico é:
O mundo como Vontade e Representação.
de autoria do alemão Arthur Schopenhauer.
Vale ressaltar, sua obra-prima.
Quando compreender o tema deste livro, é quase impossivel não aceita-lo como verdade, porem, hoje já é refutada essa interpretação ainda que em partes.
Filosofia pura explicando o mundo como vivemos, é a frase que eu resumiria esse livro.

DONIZETI on 27/04/2011 at 20:59

Caros amigos.

Para aqueles que gostam de levar o assunto a sério, deus não é homem não tem corpo igual ao nosso. Deus é pura energia é criador de todas as coisas porque em tudo há energia, nós estamos envoltos em energia desde os confins do universo até no cachorro quente que você come tem energia, por isso é que se diz que deus é onipresente pois se ele é energia e a energia está presente em todo o universo inclusive em nós, fazemos parte de deus, assim como as arvores, os pássaros, a água tudo é uma coisa só.
Quando você derruba uma arvore você está matando um pedaço de você mesmo.
Imagine nos como peixe dentro de um aquário e a água como energia,o espaço o qual nós achamos que esta vazio está cheio de energias que só aparelhos ou algumas pessoas podem ver,e ainda não foram descobertas pelo homem por causa da sua ignorância, pois estão buscando lá fora o que está debaixo de seu nariz.
A ciência e a religião andam juntas é só saber interpretá-las e você verá que é uma coisa só vista de um outro angulo. Sua mente se abrirá e deus esse grande poder essa energia que existe em tudo e em todos mostrará tesouros que estão escondidos da humanidade e pode ser revelado aquele que buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário