sábado, 22 de janeiro de 2011

Nosso universo não foi o primeiro


Outros universos tem sido teorizados por anos, mas agora esta teoria foi fortificada por evidência fotográfica.

O National Geographic escreveu que uma recente análise da radiação de fundo das microondas cósmicas (CMB – Cosmic Microwave Background) mostra anéis de microondas, e a temperatura dentro destes anéis é distribuída bem uniformemente, mais do que outras partes do “céu CMB”.

Roger Penrose, da Universidade de Oxford e Vahe Gurzandyan, do Instituto de Física Yerevan, escreveram que esses anéis são ecos de um universo cíclico (“cyclic universe”, em inglês).

De acordo com o site do National Geographic, uma explicação possível para estes anéis é que eles foram criados quando buracos negros colidiram em um universo anterior… …Cientistas acham que quando dois buracos negros colidem, eles emitem ondas de energia conhecidas como ondas gravitacionais. Quanto mais massa tiverem os buracos negros, mais numerosas e poderosas serão as ondas.

Estas ondas gravitacionais distorcem o “tecido de espaço-tempo” e, de acordo com Penrose e Gurzadyan, as ondas podem deixar impressões de sua passagem na forma de padrões similares a anéis.

Se o nosso universo é um, dentro de uma série de universos, isto significaria que os anéis sobreviveram o nosso “Big Bang” e agora nos permitem ver através dele, para dentro de outros períodos, escreveram Penrose e Gurzadyan em seu estudo.

Suas deduções tem encontrado resistência dentro da comunidade astrofísica, e três trabalhos já foram escritos para combater estas alegações. Até que mais seja aprendido, isto deverá permanecer como somente uma teoria – embora seja muito impressionante.

Cientistas da NASA já sabiam a respeito do calor deixado pelo Big Bang, também chamado de CMB, desde 1965. De acordo com a NASA, isto tem sido estudado para aprender sobre as condições do universo em ampla escala; e a descoberta de outros universos é uma ampla descoberta.

Embora esta teoria apoia a dos universos cíclicos, ela não sugere que universos alternativos existam em paralelo ao nosso, os quais são teorizados por outros cientistas. E não precisamos nem mencionar o que implicaria a existência de outros universos, no contexto da possibilidade de vida extraterrestre.

Fonte:

http://www.orbum.org/2011/01/cientistas-podem-ter-descoberto-que-nosso-universo-nao-foi-o-primeiro/

news.nationalgeographic.com