sexta-feira, 9 de março de 2012

Se a informação não é livre somos escravos da ignorância.



Antigamente queimavam livros, hoje fecham sites. Assim como a escravidão, a censura se moderniza em nova roupagem lúdica, mais dinâmica e arrojada. A história se repete em contextos diferentes.

Saber é sinônimo de poder, por sua vez fruto da informação.

Informação vem do latim informatio,onis, ("delinear,conceber idéia"), ou seja, dar forma ou moldar na mente. É o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Ela aproximação todo homem à verdade, no mínimo o leva aquestionar os paradigmas, ver, descrever e entender não apenas o contexto ao qual está imerso, mas investigar e questionar os próprios fundamentos do que é, do que existe e do que nós somos.

A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.

O termo idéia é usado em duas acepções: como sinônimo de conceito ou, num sentido mais lato, como expressão que traz implícita uma presença de intencionalidade.

A palavra deriva do grego idea ou eidea, cuja raiz etimológica é eidos – imagem(do latim: imago) significa a representação visual de um objeto. O seu significado, desde a origem, implica a controvérsia entre a teoria da extromissão de Platão e a da intromissão de Aristóteles. No centro da polêmica está o conceito de representação do real, da realidade.

O conceito foi desenvolvido por Platão. À teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia (ou idéia) da coisa, a sua imagem, como sendo uma projeção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto /objeto real, fundando a teoria do realismo.

Envolve tanto o conceito de imagem adquirida, como a geradapelo ser humano em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, imagens veiculadas pelos anúncios publicitários impressos em páginas de revistas ou expostos nas paredes de edifícios; os cartazes afixados em muros e murais; aprópria arquitetura dos edifícios e das obras de engenharia; os utensílios domésticose todas as ferramentas; as vestimentas; os veículos de transporte; as representações sagradas; todo material impresso e finalmente toda exibição em telas de cinema e de televisão, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

É muito difícil resumir o pensamento idealista, uma vez que há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas. De todo modo, podemos considerar primado do Eu subjetivo como central em todo idealismo, o que não significa necessariamente reduzir a realidade ao pensamento. Assim, na filosofia idealista, o postulado básico é que Eu sou Eu, no sentido de que o Eu é objeto para mim (Eu). Ou seja, a velha oposição entre sujeito e objeto se revela no idealismo como incidente no interior do próprio eu, uma vez que o próprio Eu é o objeto para o sujeito (Eu).

"O idealismo tem elementos em comum com o preconceito, ou seja, sempre pensar no ideal. Mas na sociedade humana não deveria existir 'o ideal', pois todos nós somos diferentes e isso faz a evolução da sociedade ser maior. É normal ser diferente.

O ideal, então, é a mistura das diferenças", segundoRodrigo Silva Ferreira.

Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processossimilares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (videPiaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.

O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente. Logo quem pensa é consciente de sua existência,"penso, logo existo."

O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem. A grandeza decorre do pensamento bem pensado, que avalia a multiplicação do real e se esforça para desvendá-lo atentamente, saboreando sua riqueza e diversidade. Tal pensamento aprendeu a filosofar: a desejar amorosamente a verdade, a amar a sabedoria.

Existem três momentos relacionados a criação que são,imaginação, criação e inovação.

Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos - segundo a concepção sartriana apresentada em sua obra.

Em filosofia, tais qualidades são chamadas de qualidades secundárias quando a ação do subconsciente pronuncia-se à da consciência. Os racionalistas opunham a imaginação à razão, isto é, à faculdade através da qual os objetos são representados segundo suas qualidades primárias.

A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória"RAM" biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenómeno dos registos da memória. O que melhor descrevea criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É, entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da "complexidade", ou seja, é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste constructo a considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir a nossa realidade. É consensual e gratificante, perceber que todos têm a capacidade criativa, que deve ser melhor desenvolvida.

Inovação significa novidade ou renovação, derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega ao mercado.

De que forma podemos estimular a imaginação? Através de novas experiências!

As reflexões grafadas nestas linhas, não foram oriundas exclusivamente do meu psiquismo, são resultantes de experiências coletivas, as quais temos como sociedade. Sendo assim, moralmente não posso reivindicar direitos intelectuais, é no mínimo, incoerente onerar o ciclo de experiências recíprocas inerente a racionalidade humana. Assim como a liberdade é inerente a informação.

A pequenez humana decorre do pensamento obscuro, mesquinho que desconhece o sabor da busca do saber. Esse tipo de pensamento transforma-se em meio de ocultação da realidade. Por meio dele a atividade pensante, em vez de servir à liberdade pode transformar-se em instrumento de dominação social.

Alguns postulados físicos afirmam que a quantidade de elétrons de hoje é a mesma liberada com a singularidade, ou seja, "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Lavoisier

A energia é a substancia primordial existencial, mas é a informação consciente, principio organizador, que a molda inteligentemente.

Se ninguém é dono da verdade, alguém séria dono da informação?

A controvérsia estava lançada e chegou aos nossos dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João:8:32).

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